Você que conhece e pratica a venda por consignação já deve ter se perguntado se esta é uma parceria estratégica para o seu negócio. Se você ainda não faz, deve ter dúvidas se é uma boa aposta. Fique por dentro das vantagens e desvantagens desse modelo comercial.
Vantagens para quem coloca seus produtos em consignação:
- Aumento do alcance de seus produtos consignados para venda: Uma marca que vende produtos em consignação consegue espalhar os seus produtos pelo mercado.
- Contato com novos clientes: O alcance da marca para um número maior de clientes em potencial aumenta a visibilidade dos seus produtos.
- Mais chances de vender mais e aumentar seus lucros: Quanto maior o número de revendas, maior o número de clientes alcançados, maior o número de vendas e maior a sua lucratividade.
Desvantagens:
- O estoque do seu cliente é abastecido com o seu dinheiro: Você, fornecedor, compromete uma grande quantidade de dinheiro em uma grande quantidade de estoque novo e não testado — que pode ou não vender.
- O maior problema para os empresários: se o estoque consignado não for vendido e retornar muitos produtos e pouco dinheiro para a sua empresa.
- A venda consignada também exige que o empresário exige acordos pré-estabelecidos: Para minimizar a possibilidade de um revendedor danificar os produtos em estoque ou de atrasar nos pagamentos devidos pela venda desses produtos é importante haver um acordo que apenas acreditar na integridade do revendedor.