Você está passando por isso agora?
A empresa estava indo bem, as vendas crescendo e de um dia para o outro começa a acontecer o inesperado e difícil de lidar: as vendas diminuem e o caixa baixa.
Primeiramente tenha calma e saiba que você não está sozinho. A maior parte dos empreendedores que fazem uma gestão de caixa em condições de stress tomam más decisões. É importante que você consiga identificar em qual momento está o negócio, pois cada um deles exigirá ações diferentes.
- A empresa está viva, é viável, mas agora tem problemas financeiros.
Se a sua empresa vinha gerando lucro e colocando dinheiro em caixa é um sinal para você acreditar que é uma crise e isso vai passar.
Se você está certo da viabilidade do seu negócio, é hora de fazer um controle de entradas e saídas e a projeção de fluxo de caixa futuro. Utilizando uma análise dos últimos meses, você conseguirá entender a real extensão do problema para traçar um plano.
Não tenha vergonha de negociar com fornecedores. Em uma crise, fazer gestão negociando prazos, pagamento e cortando os custos corretos, mostrará na verdade maturidade da empresa com relação ao negócio e ela sairá fortalecida.
2. A conta já não fechava e os problemas vem se multiplicando
Essa situação é mais grave. Nesse momento é importante analisar sua gestão, inclusive a financeira, e revisar o modelo de negócios. É preciso ser ágil nas ações para tomar medidas imediatas e antes de que a corda estoure. Talvez seja preciso pedir a ajuda de um profissional da área financeira ou contábil. Você precisará manter um processo de fluxo de caixa para poder mudar o rumo e precisa estar motivado a fazer isso. Se a sua empresa não vinha gerando lucro ou caixa e não é Filantropia, talvez seja a hora de rever se vale a pena dar continuidade no seu negócio.