estoque

Guia rápido para ter um bom Controle de Estoque

  1. Tenha controles rigorosos 

Não permita que sejam feitas entradas ou saídas de mercadorias sem ter registro. Não se esqueça das trocas, devoluções ou consignações. Todas as movimentações de estoque devem ser controladas. 

  1. Tenha indicadores de desempenho 

Os seus processos e resultados dependem de bons indicadores de desempenho. Você precisa ter nas mãos as informações sobre o giro de produtos, ruptura de estoque, taxa de perdas, índice de reposição e de retornos de mercadorias. 

Assim você poderá ter um planejamento mais assertivo de compras e de estratégias de vendas. 

  1. Faça Inventário periodicamente 

Se fizer inventários em curtos espaços de tempo, irá identificar rapidamente as falhas que causam “furos” no controle de estoque. Você terá sempre as informações atualizadas e riscos de erros minimizados. 

  1. Faça o estoque girar 

Estoque é dinheiro! Identifique quais mercadorias estão há muito tempo no estoque e faça ela virar uma venda. Os indicadores de desempenho e os inventários lhe darão clareza sobre quais são estes produtos. 

      5.  Utilize um software de gestão 

O software de gestão garante a automatização dos processos, melhora na comunicação e compartilhamento dos dados, maior segurança das informações, aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios, redução de erros e suporte à gestão. 

Com ele é possível registrar automaticamente todas as operações e movimentações, os inventários, obter e fornecer informações para os outros setores, obter sinalização de quando é necessário repor o estoque de determinado item, além da geração de relatórios ― que fornecem suporte ao processo de tomada de decisões. 

Compartilhe este Artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email