Muito se escuta falar em Produtividade e nada mais é que a relação entre aquilo que é produzido e a quantidade de recursos usados para isso. Quanto mais se consegue produzir, utilizando a menor quantidade de recursos, maior a produtividade.
Existem duas maneiras de melhorar a produtividade na empresa: Diminuir os recursos empregados para produzir a mesma quantidade ou, aumentar os resultados alcançados, com os mesmos recursos. E nada nos impede de fazer as duas coisas. Vamos começar? Seguem algumas dicas!
1- Trabalhe Home office
Uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review mostrou que os indicadores de produtividade dos funcionários que trabalhavam em casa era 13.5% maior, em comparação com os que estavam no escritório.
Vale lembrar que os trabalhadores remotos podem oferecer mais flexibilidade de horários e muita economia para sua empresa, como não precisar de um ponto comercial, material de expediente, transporte, alimentação, etc.
2- Melhore os processos
Acreditamos que hoje estamos melhores que ontem, e amanhã estaremos melhores que hoje. Podemos melhorar a performance da nossa empresa, ganhar tempo, eficiência e lucratividade através da melhoria de processos. Existem várias ferramentas tecnológicas que podem te ajudar com isso e vale pesquisar sobre os métodos: BPM – Business Processes Management, Kaisen, Lei de Pareto e Diagrama de Ishikawa.
3- Terceirize
Serviços de marketing digital, T.I., entregas, limpeza e manutenção são apenas algumas das possibilidades de fornecedores que você pode utilizar para aumentar a produtividade em seu negócio.
4- Vá para a nuvem
Ao disponibilizar uma “única fonte”, onde os arquivos mais usados pela empresa estão guardados na nuvem e com acesso remoto por dispositivo móvel, aumenta sua segurança e o tempo gasto pelos funcionários para abrir e responder e-mails (que pode comprometer até 20% da jornada) desaba, principalmente se estes arquivos forem editáveis em tempo real e por vários usuários simultaneamente.
5 – Use um software de gestão
Usar um software faz com que seus controles de custos, de fluxo de caixa, de controle de vendas e relatórios sejam feitos com muito mais agilidade e, principalmente, precisão. A informação centralizada em um só lugar.