Screenshot_1

Inteligência Emocional e a sua Empresa nesse momento de crise. Do problema à oportunidade!

Acreditamos que não seremos os mesmos diante de tanto aprendizado que este momento difícil na saúde e economia nos leva a ter. No entanto associamos que somos influenciadores no meio em que vivemos e por isso olhar para o nosso comportamento atual pode nos levar a refletir o que estamos dispostos a transmitir aos outros.  

Em termos simples, Inteligência Emocional significa estar ciente de que as emoções podem impulsionar nosso comportamento e impactar as pessoas, de forma positiva e negativamente. 

No mundo dos negócios, reconhecer e administrar essas emoções em diferentes situações, utilizando-as sempre positivamente a favor da sua empresa, é o que chamamos de Inteligência Emocional (IE). 

Aprender a administrar essas emoções – tanto as nossas quanto as outras – especialmente quando estamos sob pressão não é uma tarefa simples, porém muito importante. Envolve a utilização desse entendimento emocional para tomar decisões, resolver problemas e se comunicar. Esta área explora como os processos cognitivos e as emoções interagem e influenciam as maneiras pelas quais as pessoas pensam. 

Considere como as emoções e os estados de espírito, como felicidade, raiva, medo e tristeza, influenciam o modo como as pessoas se comportam e tomam decisões.  

Comece a trabalhar a inteligência emocional em você, com essas dicas: 

  • Encontre técnicas para ajudá-lo a lidar com o estresse. Ter hobbies é uma ótima maneira de começar. O exercício físico também é uma forma saudável de liberar o estresse. 
  • Aceite o fato de que você não pode controlar tudo, mas procure maneiras úteis de reagir que não adicionem “combustível ao fogo”. 
  • Tire um tempo para pensar antes de tomar decisões. As emoções podem dominá-lo no calor do momento, mas você pode fazer uma escolha mais calma e racional se der um pouco de tempo para considerar todas as possibilidades. 

Isso nos convida a refletir como estamos lidando com a situação atual? Eu já busquei por oportunidades ao invés de ficar focado no problema? Eu mudei algo na minha empresa? Eu reinventei meu negócio? Quem eu tenho influenciado e de que forma? 

Seja otimista. Tenha foco e determinação. Crise passa e você evolui com ela. 

Compartilhe este Artigo