226-ae-0013

Fluxo de caixa não é importante. É fundamental!

Na vida pessoal sempre nos baseamos na data de recebimento de salário para não meter os pés pelas mãos no pagamento das nossas contas. 

Se você vai comprar em uma loja, geralmente pergunta se o crediário pode vencer no dia 10, 15 ou o dia que achar melhor, pensando que você precisa ter dinheiro neste dia. 

Percebe que se fazemos isto estamos lidando com fluxo de caixa? E na sua empresa, tem fluxo de caixa? 

É muito importante que você tenha previsões financeiras independentemente do tipo do seu negócio.  

Por onde começar? 

Faça um levantamento de contas a pagar e a receber por período, detalhando as entradas e saídas por data.  

Olhar para o total de custos da empresa e o total de vendas não é o suficiente. Você pode (e tomara que tenha) mais vendas (contas a receber) que custos (contas a pagar), mas pode estar sem dinheiro para pagar as contas nos dias que elas vencem. Difícil entender, não é?  

Muitos fatores podem influenciar para que isto aconteça, por exemplo ter que comprar produtos dos seus fornecedores à vista ou em curto prazo e vender num prazo muito estendido aos seus clientes. Se não tiver capital de giro para estas manobras, pode ser comprometedor. 

Acompanhamento e atualização diariamente! 

Você deve acompanhar o fluxo de caixa todos os dias, afinal o previsto nem sempre é realizado e isso fará com que você mantenha suas cobranças em dia, tenha tempo de buscar recursos ou negociar com os fornecedores e clientes. Você terá como evitar despesas desnecessárias com uso de limite bancário ou fazer empréstimos. 

Podem surgir despesas extras como também recebimentos extras e mudar totalmente a previsão. Para que o fluxo de caixa funcione e ajude sua empresa, é necessário ter disciplina e organização. 

Qual a melhor ferramenta para Fluxo de Caixa? 

Tem quem não faz, tem quem coloca no papel, tem quem usa Excel, porém o meio mais seguro e eficaz é através de um Sistema de Gestão.  

Primeiramente porque você já pode utilizar o software para contas a pagar, contas a receber, cálculos de custos, controle das vendas ou serviços, e trabalhar com estes dados. Você não vai ter retrabalho, não vai ter riscos de digitar valores errados e terá praticidade em desenvolver o seu fluxo, podendo consultar por período a hora que quiser. 

A possibilidade de relatórios também é um diferencial. 

Percebeu que o Fluxo de Caixa é essencial para o planejamento e gestão da sua empresa? Suas despesas, investimentos e recebimentos serão apontados com detalhamento te dando segurança e visão sobre o negócio. Na verdade… Coloque isso do papel, Excel ou no seu sistema de gestão, mas não deixe de fazer!  

Compartilhe este Artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email