desperdicios

Desperdícios: Os vilões de uma empresa

Todos nós sabemos que alcançar a perfeição na gestão de uma empresa é algo desejável, mas impossível. Todos nós somos passíveis a erros. O papel de um gestor é minimizar isso, para que haja o mínimo de desperdício possível. 

Quando falamos de desperdício, logo vem à cabeça algo material, como alimento, ou insumos, mas há outros tipos de desperdício nas empresas que são considerados os piores vilões. Hoje vamos ver quais são estes desperdícios, e como evita-los. 

Tempo 

Como diria o ditado, “tempo é dinheiro”. Desta forma, economizar tempo significa poupar custos e aumentar o faturamento. Enquanto desperdiçar tempo significa perder dinheiro. 

Evite desperdiçar este recurso precioso, de diferentes formas: Faça reuniões objetivas quando necessário, pois muitas vezes podem ser apenas um e-mail. Não procrastine em uma atividade. Evite trabalhos repetitivos e manuais que podem ser automatizados, poupando o tempo da sua equipe, deixando tempo para atividades que trarão mais resultados para a empresa. 

Esforço 

Ter retrabalho é um exemplo de desperdício de esforço dentro das empresas. O colaborador que vê seu trabalho sendo em vão acabar se desmotivando, uma vez que ele entende seu trabalho como inútil, e todo o seu esforço não está contribuindo para o crescimento da empresa. 

Para solucionar este problema invista em planejamento. Estudar o mercado, as melhores práticas, saber onde se quer chegar e, aí sim, designar tarefas para toda a equipe. 

Dinheiro 

O desperdício de dinheiro muitas vezes é proveniente da falta de controle sobre processos básicos, como compras, contas do dia a dia e, das atividades da sua empresa. 

A solução para isto passa por ter um controle financeiro rigoroso. Para isso, é importante ter um sistema de gestão financeira e utilizá-lo com disciplina. Registre todas as contas, feche seu caixa todos os dias, analise seu fluxo de caixa e, com base nisso, veja onde você pode reduzir custos para aumentar o seu lucro. 

Compartilhe este Artigo