k-s16-ake-1159

3 Conceitos de contabilidade para não contadores que você precisa entender

Separamos 3 conceitos de Contabilidade que você precisa entender.  

Patrimônio 

O que é: Patrimônio é o nome que se dá ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Geralmente, usa-se o termo “patrimônio líquido”, que é o saldo positivo resultante da diferença entre os ativos (bens que podem gerar recursos econômicos no presente ou futuro) e passivos (obrigações financeiras a serem pagas a terceiros). 

Para que serve: É um cálculo fundamental para servir de base ao balanço patrimonial. 

Balanço patrimonial 

O que é: O balanço patrimonial é uma demonstração financeira, contábil e econômica, que expressa a situação de uma empresa em determinada data, de forma qualitativa e quantitativa. 

Para que serve: É uma das mais importantes declarações financeiras da empresa, e sua principal finalidade é fornecer um quadro preciso da contabilidade da empresa. É fundamental para o controle do patrimônio e para a saúde financeira da empresa. 

Demonstração de Resultado do Exercício 

O que é: A Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período. 

Para que serve: A DRE é o documento no qual, além de deixar claro se, nesse tempo, a empresa teve lucro ou prejuízo, você vai detalhar o resultado – especificando receita de vendas, impostos, custos de produção, despesas variáveis, etc. 

Compartilhe este Artigo