k-s16-ake-1159

3 Conceitos de contabilidade para não contadores que você precisa entender

Separamos 3 conceitos de Contabilidade que você precisa entender.  

Patrimônio 

O que é: Patrimônio é o nome que se dá ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Geralmente, usa-se o termo “patrimônio líquido”, que é o saldo positivo resultante da diferença entre os ativos (bens que podem gerar recursos econômicos no presente ou futuro) e passivos (obrigações financeiras a serem pagas a terceiros). 

Para que serve: É um cálculo fundamental para servir de base ao balanço patrimonial. 

Balanço patrimonial 

O que é: O balanço patrimonial é uma demonstração financeira, contábil e econômica, que expressa a situação de uma empresa em determinada data, de forma qualitativa e quantitativa. 

Para que serve: É uma das mais importantes declarações financeiras da empresa, e sua principal finalidade é fornecer um quadro preciso da contabilidade da empresa. É fundamental para o controle do patrimônio e para a saúde financeira da empresa. 

Demonstração de Resultado do Exercício 

O que é: A Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período. 

Para que serve: A DRE é o documento no qual, além de deixar claro se, nesse tempo, a empresa teve lucro ou prejuízo, você vai detalhar o resultado – especificando receita de vendas, impostos, custos de produção, despesas variáveis, etc. 

Compartilhe este Artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email